Seja bem-vindo
Guararema,26/07/2025

  • A +
  • A -

Homem morre após receber alta em posto de saúde de Mogi das Cruzes: 'Sentimento de indignação', diz família

Fonte: g1.globo.com
Homem morre após receber alta em posto de saúde de Mogi das Cruzes: 'Sentimento de indignação', diz família


Mogi das Cruzes abre sindicância sobre morte de homem em UPA
Um homem de 34 anos morreu na segunda-feira (21) horas depois de ter recebido alta médica no Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo, em Mogi das Cruzes. O caso foi relatado pelo cunhado da vítima, o técnico em enfermagem Mateus Henrique Magalhães do Carmo, de 27 anos. A Prefeitura afirmou que acompanha o caso e que determinou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos.
Segundo o familiar, Uelington Augusto Leitão da Mota foi até a unidade na segunda-feira acompanhado pela mãe dele. O homem relatava sentir fortes dores abdominais. Após exames, foi constatado que os níveis de pressão e de glicemia estavam baixos.
Uélington foi atendido no PA do Jardim Universo na segunda-feira
Reprodução/Arquivo pessoal
Ainda na unidade, ele recebeu soro e tomou medicação para dor. O paciente realizou exames de sangue e raio-x e foi diagnosticado com uma infecção grave e anemia. "A médica deu alta e orientou minha sogra procurar um clínico geral, porque não poderia passar o antibiótica por não saber a causa da infecção", contou o cunhado.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
No mesmo dia, durante a noite, o técnico de enfermagem foi até a casa da sogra, no Jardim Planalto Ele relatou que Uelington estava pálido e com falta de ar. Ainda na residência, ele mediu a pressão do cunhado e percebeu a gravidade da situação. "A frequência cardíaca estava baixa e eu não conseguia fazer a leitura. Falei para minha sogra que poderia ser sepse", disse.
Então, ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas por conta da demora ele decidiu levar o cunhado por conta própria ao hospital. "Solicitamos ambulância e expliquei o quadro, mas teria que esperar liberar uma viatura. Aguardamos de 30 a 40 minutos. Liguei novamente e falaram que não tinham liberado. Não dava mais para esperar ".
O homem foi levado para o carro ainda consciente. Durante o trajeto, a família decidiu levar Uélinton novamente na unidade. No entanto, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Ao chegar na unidade, uma equipe de enfermeiro acolheu o paciente e iniciou o procedimento de reanimação. No entanto, Uélinton não resistiu e morreu no local. Segundo o familiar, a causa da morte foi choque séptico.
Um boletim de ocorrência foi registrado 2º Distrito Policial de Mogi das Cruzes por um outro membro da família da vítima.
Segundo o documento, Uelington começou a passar mal na sexta-feira (18), com idas e vindas ao hospital. Ainda segundo o boletim, ele foi até o PA onde foi medicado e liberado.
No mesmo dia, retornou ao local em parada cardiorrespiratória e teve a morte confirmada. O familiar relatou que a vítima não realizava acompanhamento médico e estava com uma infecção grave. Ainda segundo o boletim, o paciente fazia uso de entorpecentes.
Revolta
O cunhado questionou se a unidade seguia o procedimento para atender este tipo de caso, mas foi informado que os funcionários estavam passando por um treinamento. "Tinha que estar implementado. Se tivesse um protocolo ele poderia estar vivo. A médica deveria ter transferido ele, mas acabou liberando", lamentou.
O sentimento que ficou é o de revolta. "Ficamos indignados. Além da dor da perda, estamos com a dor da indignação. A vida dele não será trazida de volta. Nos apegamos para que outras pessoas não passem pelo que ele passou", finalizou.
Prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que solicitou informações junto à Fundação do ABC (FUABC), responsável pelo atendimento pela unidade, e determinou a abertura de uma sindicância. Também solicitou informações ao Instituto Médico Legal (IML) sobre a causa da morte do paciente.
A pasta reforçou que a fundação entrou em contato com os familiares e que está prestando o suporte necessário.
Sobre o atendimento, a Prefeitura informou que Uelington deu entrada às 6h27, realizou exames e demais protocolos médicos para o quadro apresentado, incluindo medicação intravenosa.
De acordo com a administração, ele permaneceu em observação e às 12h55 decidiu deixar o local, "mesmo diante da orientação da gravidade do caso e da necessidade de inserção na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para internação hospitalar".
Ainda de acordo com a pasta, ele teria retornado ao local por volta das 22h50 já apresentando um quadro de parada cardiorrespiratória. Ele foi atendido, mas morreu no local.
A Prefeitura garantiu que o Pronto Atendimento do Jardim Universo passa por melhorias constantes, na estrutura e na equipe profissional. Disse ainda que foram realizados mais de 56 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025 , todas sem intercorrências.
"A Secretaria de Saúde segue acompanhando o caso e reforça o compromisso com a qualidade do serviço prestado e acima de tudo, com os pacientes e com a vida", finalizou a nota.
Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo
Divulgação/PMMC
Leia também:
Caminhão pega fogo e causa lentidão na rodovia Mogi-Dutra
Jovem morre após bater moto em carro na avenida Brasil, em Ferraz de Vasconcelos
Assista a mais notícias do Alto Tietê




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.