Justiça concede liberdade provisória para dupla suspeita de fingir ser motorista de app para assaltar idosa em Taubaté, SP

VÍDEO registra momento em que idosa é assaltada esperando por motorista de aplicativo
A Justiça concedeu liberdade provisória para os dois homens que são suspeitos de terem se passado por motoristas de aplicativo para assaltar uma idosa, em Taubaté, nesta semana. A dupla passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (23) e foi solta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A idosa foi assaltada e teve a bolsa e o celular tomados pelo ladrão enquanto aguardava um motorista por aplicativo em Taubaté (SP), na última segunda-feira (21) - assista o vídeo do crime acima. Os suspeitos disseram à vítima que fariam a corrida por app solicitada por ela - leia mais abaixo.
Nesta quarta-feira, os presos passaram por audiência de custódia, que é um procedimento de rotina que ocorre quando alguém é preso. O objetivo é saber se a prisão ocorreu de maneira legal.
De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, na audiência o juiz decidiu pela liberdade provisória dos suspeitos. Para permanecer em liberdade, eles devem seguir algumas regras, como:
não se ausentar da comarca sem prévia autorização judicial;
não mudar de endereço sem prévia comunicação judicial;
não ingerir bebida alcoólica;
não frequentar bares, casas de jogos ou similares;
comparecer a todos os atos processuais; e
se recolher na residência até as 22 horas, exceto quando comprovadamente estiver trabalhando.
Caso descumpram alguma das regras estabelecidas pela Justiça, os suspeitos voltarão a ser presos.
O g1 não conseguiu localizar a defesa dos demais suspeitos. A matéria será atualizada caso eles ou os advogados se manifestem.
Idosa é assaltada, esperando por motorista de aplicativo, em Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
O assalto
O vídeo mostra a idosa de 65 anos na rua aguardando a chegada de um carro, após ter solicitado um motorista por aplicativo. Quando um veículo se aproximou, ela percebeu que a placa era diferente da informada no aplicativo.
À polícia, a idosa relatou que o motorista disse que havia trocado a placa do carro. Quando ela abriu a porta do veículo, um homem de moletom azul anunciou o assalto com uma arma - que depois a polícia descobriu ser falsa.
A idosa se assustou e, em seguida, teve a bolsa e o celular tomados pelo ladrão, que voltou ao carro - um Ford KA prata - e fugiu.
O caso aconteceu por volta das 11h30, na rua Helvino de Moraes, no distrito de Quiririm. Depois do crime, os suspeitos foram presos pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté.
De acordo com a GCM, o monitoramento começou a partir das imagens do crime e conseguiu encontrar o Ford KA prata na rua Anardino Pereira Lima, no bairro Jardim Santa Tereza, onde foi realizada uma abordagem.
Os homens, que têm 23 e 32 anos, foram presos e levados à delegacia da Polícia Civil. A polícia encontrou a arma falsa e porções de cocaína e crack com eles.
Além disso, também foram encontrados o celular e a bolsa da idosa, que foram devolvidos a ela.
Idosa de 82 anos é assaltada e jogada no chão por motociclista em Taubaté
Outro caso
Esse é pelo menos o segundo caso de assalto contra idosas registrado em Taubaté neste mês.
No dia 10 de julho, uma mulher de 82 anos foi empurrada e jogada no chão por um motociclista durante um assalto na rua Paulo Setúbal, no bairro Vila São José. Ela ficou ferida.
O homem responsável por esse assalto também foi preso.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
COMENTÁRIOS